Investimentos Seguros Alternativos a Poupança

Investimentos Seguros Alternativos a Poupança Conheça alternativas rentáveis e seguras
Renan Lopes - 20/01/2017

Geralmente quando se pensa em investir a primeira ideia é abrir uma poupança para guardar dinheiro e esperar o rendimento, pois é seguro e tem facilidade, mas é hora de abrir a mente e começar a analisar outros investimentos seguros alternativos a poupança, pois existem vários e são muito mais rentáveis.

Alguns investimentos seguros alternativos a poupança seguem as flutuações da taxa básica de juros, a SELIC, e estão sendo indicados para quem está em busca de rendimentos superiores a poupança, podendo chegar a render de 2 a 3 vezes mais.

A taxa básica de juros deve ser utilizada como uma referência para os investimentos de renda fixa, por essa razão quando a taxa aumenta ou se mantém em patamares elevados, a régua consequentemente vai subir para os rendimentos de várias aplicações de renda fixa.

Por isso se você está pensando em investir, vamos lhe apresentar algumas opções rentáveis pra você.

Características necessárias dos investimentos

Quando você for escolher o investimento diferente da poupança, analise algumas características que são essenciais:

  1. Precisa ter uma alta liquidez: você deve poder resgatar o dinheiro de uma maneira fácil e rápida, podendo ser imediatamente ou em poucos dias logo após o pedido de resgate.
  2. Também precisa ter um baixo risco: os investimentos de renda fixa são os que mais se parecem com o da poupança, pois eles têm um baixo risco de calote e de desvalorização;
  3. Possuir uma rentabilidade pós-fixada e que esteja atrelada à taxa básica de juros: o rendimento precisa variar de conforme a Selic ou o CDI .
  4. Precisa ter taxas baixas de administração.

Mas os investimentos de renda fixa são os que já possuem sua forma de remuneração totalmente definida desde o momento da aplicação. E os rendimentos de renda variável, como por exemplo, as ações, o investidor tem a possibilidade de prever de que maneira o seu dinheiro será remunerado.

Principais investimentos seguros alternativos a poupança

A seguir, você vai poder conhecer melhor os principais investimentos alternativos a poupança. Confira também como eles funcionam e suas formas de remuneração, assim você vai poder selecionar o melhor pra você.

Certificado de depósito Bancário (CDB)

CDB são títulos de divida gerados por bancos e através deles o investidor empresta dinheiro para o banco desenvolver suas atividades em troca de um rendimento. Nesse investimento não existe cobrança e taxas, somente do IOF sobre os rendimentos e imposto de renda.

Para que possam atuar substituindo a poupança, o CDB precisa ter uma liquidez diária e pode ser resgatado em qualquer momento, além de render um percentual do CDI e taxas de juros das operações de empréstimos entre os bancos.

O correto é que seja pago a partir de 90% do CDI, porém no momento em que a taxa Selic está em um patamar mais alto, os percentuais menores também superam a rentabilidade da poupança. Além disso, o CDB possui uma cobertura do Fundo Garantidor de Créditos - FGC, para as aplicações até 250 mil reais por pessoa ou instituição financeira.

Esse é o valor global da proteção, ou seja, é válido para todos os depósitos que são garantidos pelo FGC e que o investidor possui em uma mesma instituição, como uma conta corrente, poupança e também CDB.

Letra de Crédito Imobiliário (LCI)

A LCI possui a isenção de IR e é emitido pelos bancos para que sejam obtidos recursos com destino aos financiamentos do setor imobiliários.

Dessa forma é normal que os bancos exijam aportes maiores para investimentos. Porém alguns bancos também aceitam aportes menores.

Além disso, a remuneração da LCI pode ter uma variação conforme a estratégia de cada banco. Mas se o banco necessitar captar alguns recursos para fornecer crédito a um empreendimento imobiliário ele pode emitir as LCIs com algumas taxas maiores do que às taxas da LCA e do CDB.

É muito importante que você pesquise entre os diferentes bancos quais as taxas oferecidas e compare as rentabilidades dos CDBs, LCIs e LCAs para verificar qual o título vai oferecer o maior rendimento.

Letra de Crédito do Agronegócio (LCA)

A LCA é um titulo gerado pelos bancos para que seja possível financiar participantes da cadeia do agronegócio. A grande vantagem é a isenção de IR, é um benefício que foi concedido pelo governo como uma maneira para incentivar o crédito ao setor.

As LCAs também possuem a proteção do FGC, assim são praticamente iguais a poupança, pois ela também é protegida pela entidade.

Uma desvantagem do título relacionado ao CDBs é a baixa liquidez, pois existe uma dificuldade em resgatar os recursos antes do prazo. AS LCAs possuem prazos de vencimento que superam um ano ou dois e o investidor não pode resgatar os recursos antes desse prazo.

Tesouro direto

Esse é um investimento em forma de uma espécie de empréstimo ao governo. Ou seja, alguém compra um titulo da dívida pública e passa a receber depois de um prazo de vencimento o valor que foi investido acrescido de todas as taxas de rentabilidade, que são os juros pelo dinheiro emprestado.

O governo usa todos esses recursos para que seja possível financiar seus gastos. Mas para você que tem interesse, saiba que não é possível comprar um título do Tesouro por conta própria, pois vai ser preciso ter uma corretora.

As taxas de rentabilidade desse investimento são superiores que as da poupança e as do CDB. Além disso, existem muitos tipos de títulos, que possuem formas diferenciadas de determinar a rentabilidade.

Mas um deles é o pré-fixado, com ele é permitido que o investidor fique sabendo a porcentagem de rentabilidade que você terá quando vencer o prazo do título.

Os Fundos de investimentos

Os Fundos de investimento, conforme a sua classe, podem ser investidos em aplicações que acompanham a flutuação dos juros. Existem algumas opções de fundos que estão acompanhando os juros, os fundos simples que querem oferecer uma rentabilidade baseada na variação da taxa DI.

Mas eles precisam investir pelo menos 95% de todo o seu patrimônio em títulos públicos vendidos pelo Tesouro Direto ou é possível que seja em títulos de renda fixa privada e que possuam os riscos equivalentes aos dos títulos do governo.

Como exemplo os dos CDBs de bancos maiores, porém esse investimento não pode passar de 50% do patrimônio do fundo. Ainda existe outra opção que são os fundos de Renda Fixa Duração Baixa Soberano, eles que investem 100% nos títulos públicos federais do Brasil.

E os títulos públicos são iguais ou superiores à taxa Selic, todos esses fundos acabam acompanhando a flutuação dos juros. Porém, mesmo que eles passem a investir apenas em títulos do Tesouro, eles também podem investir em títulos públicos que possuam as taxas prefixadas. Sendo diferentes do Tesouro Selic, pois podem gerar prejuízos caso sejam vendidos antes do vencimento.

Tudo vai depender da estratégia do gestor, pois esses fundos costumam ter os resultados menores do que à variação da taxa Selic.

Para que você escolha qual o melhor investimento antes de tudo é necessário que você faça uma boa pesquisa e escolha o que atinge as suas necessidades. É muito importante que todas as opções sejam analisadas e consideradas, pois elas possuem a mesma segurança que a poupança, mas acabam tendo vantagens e sendo atualmente investimentos mais escolhidos.

Comece a pensar nos investimentos seguros alternativos a poupança, pois eles podem superar bastante os rendimentos oferecidos por ela. Para informações mais detalhadas, assista nosso vídeo: Como Escolher Um Investimento de Renda Fixa.

Organize Suas Contas Com o Sistema Soma - Comece Grátis


Gostou de nossa matéria? Não se esqueça de compartilhar nas redes sociais e de se inscrever em nossa Newsletter para receber mais matérias como esta e também conteúdos gratuitos sobre empreendedorismo, finanças e marketing. Em caso de dúvidas, críticas ou sugestões, deixe seu comentário logo abaixo.

Tem 33 anos, empresário e formado em Ciência da Computação com pós-graduação em Tecnologias Web e MBA em Gestão de Projetos. Aficionado por tecnologia, empreendedorismo e finanças.
Últimos posts do autor

Participe e Comente