Saiba o Que São Os Índices de Liquidez

Saiba o que São Os Índices de Liquidez
Paulo Meloto - 30/10/2017

Os índices de liquidez são itens importantes a serem avaliados de forma a conhecermos a capacidade de pagamento da nossa empresa perante as suas obrigações. Para a administração de uma empresa estes índices são muito importantes, especialmente no que toca à continuidade da empresa. As variações destes mesmos índices deverão ser estudados pelos gestores.

A liquidez de uma empresa é a facilidade, ou a velocidade, com que determinado ativo será convertido em dinheiro. É essa quantificação que nos mostra o índice de liquidez.

Para medir a liquidez de uma empresa precisamos medir a capacidade que esta tem em cumprir as suas obrigações no curto prazo na medida em que essas obrigações vencem.

Portanto, a liquidez de uma empresa estará sempre relacionada com a solvência da organização, muito embora estes sejam conceitos diferentes.

A liquidez está relacionada com a capacidade de pagamento que uma empresa tem em relação às obrigações no curto prazo. Já a solvência está focada em medir a capacidade que a empresa tem em cumprir as suas obrigações no longo prazo.

Ora, claro está, que problemas de liquidez poderão vir a trazer problemas de solvência, como é fácil de prever. Uma falta de liquidez da empresa faz com que esta enfrente problemas de gestão de fluxos de caixa.

Como calcular os índices de liquidez

Para calcular estes índices precisamos de dados do Balanço Patrimonial, o qual deverá ser atualizado constantemente.

O Balanço Patrimonial é o demonstrativo contábil no qual se divide todo o patrimônio da empresa. Estes se agrupam em ativos e passivos. A classificação deste patrimônio se dá de forma decrescente em liquidez. Ou seja, aqui listamos os itens dos mais líquidos aos menos líquidos.

Nos ativos o que de mais líquido encontramos é o dinheiro, ou caixa. Já no fundo da lista temos os ativos permanentes, os quais são o ativo imobilizado, ativos intangíveis e investimentos.

Nos passivos também classificamos os itens na mesma lógica. No entanto, aqui não colocamos por ordem de liquidez, mas sim por vencimento das obrigações. Aquelas obrigações que vencem no curto prazo são as que se encontram no passivo circulante. Quanto ao patrimônio líquido, este é designado de obrigação não exigível. Aqui estão obrigações que acionistas e sócios têm com a empresa.

Liquidez corrente

Para calcular a liquidez corrente dividimos o ativo circulante pelo passivo circulante. O ativo circulante diz respeito aos direitos a curto prazo da organização, como bancos, estoques, caixas e clientes. Já o passivo circulante diz respeito às dívidas de curto prazo, como financiamentos, empréstimos, impostos ou contas com fornecedores.

Sempre que o valor conseguido for superior a 1, demonstra que existe uma folga para liquidação de obrigações. No caso de ser 1, tantos os valores de direitos como os de obrigações são equivalentes. Quando o resultado é inferior a 1 não existe disponibilidade suficiente para pagar as obrigações a curto prazo.

Liquidez Seca

Para calcular a liquidez seca nós excluímos os estoques, pois eles não apresentam liquidez compatível com o patrimônio. Assim, o resultado do índice será sempre menor ao resultado da liquidez corrente.

Liquidez Imediata

Este é o índice de liquidez mais conservador. Aqui apenas consideramos a caixa, as aplicações financeiras de liquidez e saldos bancários. Como podemos ver, aqui serão excluídos os estoques, assim como os valores e as contas a receber. Esse é um índice muito importante para conhecermos a liquidez da empresa no imediato.

Liquidez Geral

Aqui levamos em conta a situação de longo prazo. Por isso devemos incluir nos nossos cálculos as obrigações a longo prazo, assim como os nosso direitos.

Para o cálculo usamos a seguinte expressão: (Realizável a longo prazo + ativo circulante) / (Passivo não circulante + passivo circulante)

Note que os 4 índices de liquidez devem ser analisados em conjunto, e comparativamente. Só assim conseguirá uma análise completa da liquidez da empresa.

Organize Suas Contas Com o Sistema Soma - Comece Grátis


Gostou de nossa matéria? Não se esqueça de compartilhar nas redes sociais e de se inscrever em nossa Newsletter para receber mais matérias como esta e também conteúdos gratuitos sobre empreendedorismo, finanças e marketing. Em caso de dúvidas, críticas ou sugestões, deixe seu comentário logo abaixo.

Paulo Meloto Neves tem 28 anos, formado em Ciências da Computação. Se interessa por estudos teóricos de modelos matemáticos e computacionais e por mitologia e mística de religiões antigas.
Últimos posts do autor

Participe e Comente