A gestão do RH, não se limita a procedimentos, análises, contratações e demissões, mas, vai muito além, pois é através do departamento de RH que se inicia o conhecimento sobre as pessoas que movem a organização.
Não é necessário um arsenal de ferramentas tecnológicas, ou mesmo técnicas avançadas de gestão de RH, mas sim, você precisa estar dentro da realidade da empresa.
A Gestão do RH é sempre um desafio, não só para novas empresas, como para empresas já estabelecidas. Por isso, elaboramos para você 7 dicas para a gestão de RH, práticas e funcionais, com o propósito de tornar sua gestão de RH, dinâmica e reconhecida pelos seus colaboradores.
E se você se você é um novo empreendedor e quer aumentar as chances de sucesso de sua empresa, confira também: Dicas para Gerenciar Uma Nova Empresa.
Apresente-se, você também é um colaborador
Evidentemente que você tem muito trabalho, mas passar a maior parte do tempo em sua sala, sem manter contato com as pessoas, inevitavelmente, a impessoalidade e a falta de proximidade entre o departamento e os colaboradores tende a acontecer.
- Mantenha contato com todas as pessoas da empresa, indiferente de hierarquia, setor ou função
Visite os departamentos
Você conhece todos os departamentos da empresa onde executa a função de gestor de RH?
Pois, saiba que isso é fundamental!
Além de entender melhor os processos de produção é uma excelente oportunidade para ouvir os colaboradores, em relação ao setor e a própria empresa.
3. Permita que seu departamento seja o “propagador” da informação e do conhecimentoSeja receptivo as ideias e opiniões dos colaboradores, e que o departamento de RH também seja reconhecido como aquele que faz acontecer.
Pois depende muito da gestão de RH, o olhar minucioso de questões como:
- Motivação organizacional
- Desenvolvimento de lideranças
- Relacionamento interpessoal
- Comunicação interna efetiva
- Transmissão dos valores, missão e propósitos da organização
- Treinamento operacional
E não menos importante, desenvolver estratégias eficientes de cooperação mútua e em conjunto, para que cada um se sinta parte do todo, que é a empresa.
Não seja tão formal
Interagir! Esta é a palavra de ordem se você deseja uma forma descontraída de gerenciar o RH, sem a rigidez de avaliar constantemente as pessoas da empresa.
Aproveite as oportunidades, como os encontros fora da empresa, ou mesmo em horários especiais como no cafezinho e almoço.
Promova assuntos, sempre com autenticidade e interesse real sobre aquilo que o colaborador está disposto a falar.
Zele pela imagem do departamento de RH
O departamento de RH é um setor de referência, dentro e fora da empresa, é reconhecido pela comunidade e também pela sociedade pela forma que conduz a gestão, como interage com os colaboradores, mas também como se expressa par o externo.
Todos os projetos, programas e eventos que se pretende oferecer ao colaborador precisam estar sustentados e fundamentados na possibilidade de realização.
- Que a proposta de gestão de RH seja substancial e plausível para promover o bem estar de todos os colaboradores
Demonstre que o RH e você estão disponíveis
Uma excelente dica é sempre demonstrar para as pessoas da empresa que o departamento está disponível para ouvi-lás.
Além disso, é válido estabelecer canais de comunicação abertos com diálogo, feedbacks, pesquisas internas, murais e comunicados.
Lembre-se: ouvir é importar-se com o outro, com sua singularidade e intenção.
- A empatia, cordialidade e interesse pelo colaborador são essenciais na gestão de RH proficiente
A gestão de RH precisa considerar a ética acima de tudo
Você gestor sabe que o RH é como um ponto de sustentação, onde conflitos são administrados, decisões são tomadas, e nem sempre fáceis, inclusive às vezes muito tensas.
Porém, qualquer colaborador precisa se sentir acolhido, com respeito e com a sensação de que seu problema é importante e que alguma providencia será tomada.
Da mesma forma que as opiniões do gestor não devem ferir a dignidade, tão pouco negligenciar as diferenças entre cada pessoa da empresa.
- A ética é o maior legado da gestão coerente do RH de uma organização
Lembre-se! Nenhuma dica é efetiva se não houver envolvimento e comprometimento da gestão de pessoas.
É importante também salientar que não há dissociação entre gestor e departamento, ambos se complementam e se completam, da mesma forma que cada pessoa é a matéria prima do RH, e isso sempre deve ser levado em conta.
Confira também: Como Fazer o Provisionamento Do 13º Salário
Gostou de nossa matéria? Não se esqueça de compartilhar nas redes sociais e de se inscrever em nossa Newsletter para receber mais matérias como esta e também conteúdos gratuitos sobre empreendedorismo, finanças e marketing. Em caso de dúvidas, críticas ou sugestões, deixe seu comentário logo abaixo.
Participe e Comente