Equipes Mais Produtivas: Resultado de Um Bom Líder

Equipes Mais Produtivas: Resultado de Um Bom Líder
Paulo Meloto - 29/09/2017

Todo bom líder sabe que seus resultados estão vinculados ao funcionamento eficiente de sua equipe. Por isso, depende dele encontrar saídas que viabilizem a fluidez de tão complexo grupo de pessoas. Mas, inicialmente o que lhe torna líder?

Por conceito, líder é aquele que tem autoridade para coordenar outros, e por meio de ações e palavras influenciam pensamento e comportamento. Exercer liderança não é somente estampar um crachá de chefe. É convencer o funcionário a realizar um bom trabalho pelo exemplo.

Num momento delicado no qual a produtividade da equipe caia, o líder deve mostrar sua expertise e criar um cenário que melhore tal indicador. Pode ser a oportunidade de rever peças no grupo que destoem, e buscar técnicas inovadoras para tal.

Sugestões para líderes ajudarem suas equipes

A gestão de pessoas é área influenciada por muitos fatores, e uma consultoria específica para entender determinada equipe será interessante. Porém, existem dicas que se aplicam a boa parte dos grupos, e que os líderes devem por em prática.

1# Ambiente familiar

O líder deve promover uma integração entre os membros de sua equipe. O time tem que se identificar para manter-se motivado. Evite privilégios; condene boataria; durante as reuniões encoraje sugestões. Simples confraternizações como café-da-manhã ou almoço, surtem bons efeitos para a harmonia da equipe.

2# Objetividade

Ser claro e transparente são essenciais ao líder, e épocas conturbadas, não apresente metas confusas, ou impossíveis de se alcançar é um erro. Ele deve se expressar de forma objetiva, e estar aberto ao diálogo até que o colaborador entenda inteiramente o que foi pedido.

3# Trabalho pelo trabalho

Líder é reconhecido por seu trabalho e seu modo de agir. Não se engane que somente o título lhe confere a autoridade entre seus subordinados. Ser pontual, educado e comprometido serão características que a equipe absorverá.

4# Planejar

Um processo de (re)motivação da equipe deve está bem traçado. Nesse planejamento devem constar as potencialidades de cada membro, a fim de saber o que pode ser pedido a ele. Os tempos para cada meta ser alcançada, também, precisam ser descritos. Outro ponto é criar um parâmetro para tolerância ao erro, não adianta insistir num colaborador que atrapalha o desempenho dos demais.

5# Estimular a capacitação

O líder deve ser flexível com aqueles integrantes que buscam melhorar suas técnicas, e também oferecer aos outros que estejam “ultrapassados” possibilidades de qualificação. Pode solicitar ao setor de recursos humanos da empresa, convênios com instituições que promovam tais capacitações, a fim de melhorar e motivar seu time. O mesmo serve para ele: não parar de conhecer tendências corporativas de sua lida; o processo de capacitação para o líder tem de ser contínuo.

6# Honestidade

Só os líderes que estão dispostos a jogar abertamente com equipe conseguirão resultados satisfatórios. É mais fácil montar um plantão de fim de semana, por exemplo, explicando ao time a real importância disso, não adianta pressionar com motivos esdrúxulos, a verdade é mais atraente e a equipe entenderá.

Recomendações ao líder

O líder viver no limiar de apresentar bons números à empresa, e de certa forma agradar os funcionários. Por isso, ele deve ter em mente que muito do sucesso que a empresa possa ter depende de seus esforços. O contrário é verdadeiro, o declínio de um grupo pode ser resultado da sua omissão em situações adversas.

Veja também:

  1. 7 Atitudes Comuns de Grandes Líderes e Empreendedores
  2. Como Um Líder Pode Ajudar Sua Equipe a Ser Mais Produtiva
  3. Como Contratar Um Funcionário

Portanto, conhecer suas qualidades, rever alguns conceitos talvez sejam os primeiros passos para o líder que precisa melhorar o rendimento de sua equipe. A partir disso, ele terá a noção correta do trabalho que precisa efetuar para ajudar o grupo.

Organize Suas Contas Com o Sistema Soma - Comece Grátis


Gostou de nossa matéria? Não se esqueça de compartilhar nas redes sociais e de se inscrever em nossa Newsletter para receber mais matérias como esta e também conteúdos gratuitos sobre empreendedorismo, finanças e marketing. Em caso de dúvidas, críticas ou sugestões, deixe seu comentário logo abaixo.

Paulo Meloto Neves tem 28 anos, formado em Ciências da Computação. Se interessa por estudos teóricos de modelos matemáticos e computacionais e por mitologia e mística de religiões antigas.
Últimos posts do autor

Participe e Comente