Investir Em Marketing Vale a Pena Para Autônomos?

Investir Em Marketing Vale a Pena Para Autônomos
Renan Lopes - 15/09/2017

O marketing no geral vale a pena para todas as empresas e profissionais, isto vale para os autônomos também. Vamos trazer aqui tudo que você precisa saber sobre.

Há grandes vantagens em se trabalhar de forma autônoma, aproveitar as oportunidades e ser um profissional atuando por conta própria. Flexibilidade de horário, liberdade nas decisões profissionais e ser seu próprio chefe, são as características de uma pessoa que trabalha como autônomo.

Diferente de profissionais que atuam de forma contratada por uma empresa que não têm nenhum dever que esteja ligado ao marketing, trabalhar como autônomo é possuir mais responsabilidades, é precisar criar e planejar suas próprias estratégias de marketing para conseguir se divulgar e conquistar seus clientes.

Exatamente por não possuir um departamento que cuide de seu marketing, um profissional autônomo precisa elaborar suas próprias estratégias, e se vale a pena marketing para autônomos? A resposta é sim, um bom marketing sempre trás resultados positivos, com isso fazendo valer muito a pena.

A grande pergunta dos autônomos é:

Como fazer um bom marketing?

Nós te ajudaremos a entender melhor qual a importância do marketing, e quais as melhores formas de se fazer o marketing para um profissional autônomo.

Quando se oferece um bom trabalho, com certeza já é uma ótima forma dos clientes falarem bem dos seus serviços e isso faz com que aconteça o marketing “boca a boca”. Se o cliente gostar dos seus serviços ele irá falar para os conhecidos, parentes, amigos e mais pessoas vão conhecer seus serviços.

Sempre desempenhe muito bem suas habilidades profissionais, isso vai te destacar entre os profissionais e ajudar seu marketing pessoal;

Nunca ofereça preços muito abaixo do restante do mercado, até porque isso pode atrapalhar seu marketing e as pessoas podem ter uma visão ruim dos seus serviços e nenhuma credibilidade. Chamar atenção do público não é oferecer um preço muito em conta pelos serviços, essa é uma estratégia de marketing falha;

Em toda divulgação que irá fazer sobre seus serviços, nunca oferece além daquilo que você pode cumprir aos clientes. É normal os clientes pedirem para que o serviço seja feito em um prazo curto demais entre outras solicitações difíceis, mas cuidado com aquilo que você consegue cumprir, qualquer passo em falso pode destruir sua imagem e seu marketing;

Construa uma boa imagem pessoal. A base para qualquer marketing eficaz é um posicionamento profissional e uma imagem positiva diante ao público, pois ele é seu cartão de visita como profissional autônomo e sua fonte de referências. Tome cuidado com sua postura e decisões profissionais, todos estes pontos podem interferir em sua construção de imagem, mantenha sempre a ética em sua atuação;

Faz parte de um bom marketing fazer investimento no suporte pós-venda. Quando você trabalha como contratado, sua função pode ser apenas realizar o serviço e vender algo, e quem acompanha a satisfação do cliente após está fase é um departamento especifico.

Você atua como autônomo, então quem vai procurar saber qual foi à satisfação do cliente no pós-venda é você mesmo, garantindo um bom relacionamento, deixando seu marketing de relacionamento eficaz;

Não depende apenas do que as pessoas vão/ou estão falando sobre os seus serviços como autônomo, mas invista em estratégias de marketing pessoal, procure seu diferencial e passe isso aos clientes com uma boa comunicação;

Aproveite das tecnologias para trabalhar seu marketing, é uma maneira mais ágil e fácil de divulgar seus serviços e se aproximar dos clientes. Hoje em dia todos ficam online uma boa parte do dia, invista em redes sociais como: Instagram; Facebook; Google+; Pinterest; Youtube; Linkedln; Blog, etc;

Outra opção, é considerar se Vale a Pena Criar Um Website para ajudar a aumentar sua presença online e lhe dar a possibilidade de alcançar clientes de outras cidades e até mesmo outros estados e países.

Sempre pratique seu networking. O mundo virtual é importante, mas manter e fortalecer contatos são de extrema importância para um bom marketing. Construa um pouco cada dia de sua rede de contatos em eventos, entre os amigos, conhecidos, familiares, propague o que você faz;

Planeje e Controle

Desenvolver um planejamento de marketing vale a pena para todos os microempresários autônomos, ele ajuda a divulgar o negócio e a trazer clientes para empresa, aumentando as vendas e lucros.

Entre todos os planejamentos que são precisos serem feitos para trabalhar como autônomo, não se esqueça de sempre estar verificando o plano financeiro de seu negócio e se o ROI (Retorno de Investimento) está ocorrendo ou não.

Investimentos errados em marketing podem custar muito tempo e muito dinheiro. Anote todos os seus gastos com publicidade e cruze os dados com o número de novos negócios que originaram destas campanhas.

Mas não pare seu controle por ai, quando falamos de finanças, um bom Controle de Contas a Pagar e Receber pode ser a diferença entre o fracasso e o sucesso.

Já pensou em ter um orçamento para o marketing duas vezes maior? Com certeza faria a diferença em seu negócio, por isto é importante saber onde estão suas maiores despesas e maiores receitas, assim você pode cortar custos e investir mais nas áreas que lhe trazem mais retorno.

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Tem 33 anos, empresário e formado em Ciência da Computação com pós-graduação em Tecnologias Web e MBA em Gestão de Projetos. Aficionado por tecnologia, empreendedorismo e finanças.
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