10 Hábitos Para Manter as Despesas de sua Empresa em Dia

10 Hábitos Para Manter as Despesas de sua Empresa em Dia
Renan Lopes - 06/09/2017

O controle financeiro de uma empresa serve para garantir assertividade em suas decisões. Pois se você sabe, ao certo quanto precisa pagar e também quanto irá receber, é mais que a metade do caminho para seu negócio prosperar.

Pensar estrategicamente, com ações para cada período do seu negócio, vai exigir controles e informações consistentes e confiáveis, ou seja, você só pode gerenciar com segurança se está ciente de todas as despesas de sua empresa.

Incorpore esses 10 hábitos (saudáveis) na sua rotina gerencial e perceba a diferença na qualidade de suas decisões:

1# Acompanhe sua empresa bem de perto

É sempre bom estar presente em todas as decisões de sua empresa, mesmo que pareçam simples. Mas quando se tratar de receitas e despesas, sua atenção deve ser redobrada.

Todas as estimativas devem compor prazos curtos, médios e também a longos, tanto para receitas como despesas.

2# Priorize a organização

Ser organizado implica em muitas vantagens para gerenciar o dinheiro da empresa, por isso, transcreva todas as ocorrências para a ferramenta de controle que melhor atende suas necessidades.

Não deixe de anotar nada e por fim, poderá contar com bons relatórios para análises e decisão. Você pode utilizar papel e caneta ou então optar pela praticidade de um sistema de contas a pagar e receber online.

3# Evite pagar contas com atraso

Pagar em dia só traz vantagens, caso ocorra alguma interferência, faça contato com o credor e peça para protelar, isso evita juros e outros transtornos.

Da mesma forma, aproveite e reivindique descontos de pagar antecipado.

4# Passe longe dos empréstimos

É natural que de vez em quando necessite ajuda financeira, mas é essencial que acordos deste nível sejam ponderados ao máximo. Um empréstimo para fazer um investimento que não trás retorno é uma das formas mais rápidas de se falir uma empresa.

Procure a melhor modalidade, que caiba nas suas condições e que realmente tragam benefícios, como para investir em melhorias essenciais na empresa.

5# Fique atento aos prazos

O fluxo de caixa eficiente preza a harmonia entre receber e pagar, logo, você sempre deve estabelecer como prioridade receber antes de pagar.

Por isso, negocie todos os prazos com seus fornecedores, isso evita muita dor de cabeça.

6# Muita atenção com as despesas

Pode parecer pouco, mas o controle acirrado de contas como energia elétrica, água, reparos, manutenção e aquisição, entre outras, garantem boas chances de manter suas contas em dia.

Pense a longo prazo, como poderia reduzir essas contas e invista em recursos para definir metas mais econômicas.

7# Sem Misturas

É sempre bom lembrar, que contas pessoais e domésticas, são contas pessoais e domésticas, logo não devem se misturar com as da sua empresa.

Evite o descontrole, cuide bem das contas que assume, em ambos espaços da vida.

8# Seja coerente com o preço do seu produto

Se você tem um bom produto ou serviço e sabe dos diferenciais, não confie nas ideias de que existem muitos concorrentes e que você deve reduzir “muito” a sua margem.

Ao contrário, estabeleça motivos cada vez mais interessantes para que as pessoas consumam o que você vende, e faça que entendam que estão pagando por algo que lhes será entregue acima de suas expectativas.

9# Evite se endividar

A partir do momento que as contas começam a atrasar, e você dá um jeito, você pode estar iniciando um ciclo vicioso e perigoso.

Mais uma vez o fluxo de caixa organizado vai te ajudar, seja proativo e se perceber que algum problema de falta de caixa pode vir acontecer lá na frente, imediatamente revise o curso do seu planejamento, não confie na sorte.

Lembre-se também da importância de economizar dinheiro para sua empresa e ter um caixa reserva, desta forma você não fica vulnerável perante a uma situação adversa do mercado e do país.

10# Sempre planeje

Planeje seu dia, sua semana e vislumbre o futuro de sua empresa. Você pode começar imaginando como sua empresa é agora e os pequenos passos para chegar onde deseja, ou então fazer o processo inverso, vislumbrar onde deseja chegar e fazer o passo-a-passo inverso.

Se determinar como deseja que sua empresa esteja daqui a 5 anos, poderá trabalhar com estratégias mais flexíveis, o que favorece muito para manter-se competitivo e lucrando.

A partir do momento que preserva hábitos gerenciais saudáveis e transparentes, você é um líder e todos os seus colaboradores estarão envolvidos na mesma proposta.

Organize Suas Contas Com o Sistema Soma - Comece Grátis


Gostou de nossa matéria? Não se esqueça de compartilhar nas redes sociais e de se inscrever em nossa Newsletter para receber mais matérias como esta e também conteúdos gratuitos sobre empreendedorismo, finanças e marketing. Em caso de dúvidas, críticas ou sugestões, deixe seu comentário logo abaixo.

Tem 33 anos, empresário e formado em Ciência da Computação com pós-graduação em Tecnologias Web e MBA em Gestão de Projetos. Aficionado por tecnologia, empreendedorismo e finanças.
Últimos posts do autor

Participe e Comente