O objetivo das empresas, sejam elas grandes ou pequenas, é obter um lucro crescente. Sem lucro não é possível fazer a diferença, gerar empregos e prestar um serviço de qualidade.
Parte da equação para chegar ao lucro é ter sucesso nas vendas, porém se seu empreendimento não tiver um controle adequado das despesas e praticar disperdícios constantes, uma hora a conta não fecha e sua empresa pode chegar a fechar as portas.
Poupar pode parecer difícil, já que não é uma ação que impulsiona a empresa como conquistar clientes e fazer novos negócios e também por se tratar de uma privação em alguns momentos. Mas, com alguns pequenos cuidados e ajustes na rotina administrativa, é possível fazer uma grande diferença nos resultados da organização. Com o lucro sobresalente você poderá então investir cada vez mais em mecanismos de acquisição de clientes e vendas, gerando uma bola de neve a seu favor.
1# Entenda seu Fluxo de Caixa
O primeiro passo para qualquer empreendedor que deseja otimizar as finanças de sua empresa e começar a poupar dinheiro é entender o Fluxo de Caixa de seu negócio.
O Fluxo de Caixa nada mais é que contas a pagar e receber de sua empresa categorizadas segundo um Plano de Contas (que são categorias como Aluguel, Salário, Comissões, Vendas, etc).
Entender a fundo como anda a saúde financeira é essencial para você possa tomar decisões inteligentes sobre onde economizar dinheiro e onde investir capital.
Um corte de verba feito de forma errada pode prejudicar os negócios, veja o exemplo:
- Em algumas empresas, a maioria dos novos clientes vêm através de ações de marketing. Um corte errado neste setor, pode por uma lado diminuir as despesas da empresa mas pode também, de forma direta ou indireta, reduzir significantemente o número de novos clientes e o faturamento.
Para não errar nesta hora, anote diariamente todas as despesas e receitas de sua empresa. Para lhe ajudar a economizar tempo e agilizar o processo, nossa sugestão é utilizar um Sistema Online de Fluxo de Caixa. Caso você opte por uma solução mais manual, até mesmo o papel e a caneta podem ser seus aliados. O importante é manter as finanças organizadas.
2# Pesquise e negocie
Comprar materiais de escritório, mercadorias, matérias primas e outros produtos de consumo ou para vendas geram despesas que afetam bastante o lucro líquido no final.
Geralmente estas despesas operacionais são recorrentes e essenciais para o funcionamento de sua empresa, e você pode utilizar isto ao seu favor. Procure Organizar Seu Estoque e anote com detalhes tudo que entra e sai.
Saber o quanto você consome de um produto específico ao longo de um período extendido de tempo, vai permitir que você negocie preços e condições especiais, principalmente em produtos que têm uma data de validade extendida.
- Suponhamos que sua empresa tenha muitos funcionários e você compre 30 rolos de papel higiênico por mês. Neste ritmo, ao fim do ano você terá comprado 360 rolos. Com compras mensais, sua empresa conseguria negociar um desconto no valor total destes 30 rolos, o que não lhe daria uma margem muito boa para conversar, porém com uma compra 360 rolos, você teria uma chance maior de conseguir um desconto consideravél.
Mas é importante não abusar muito deste conceito da compra em volume, existem benefícios mas também existem riscos. Você deve ter certeza que o produto comprado em lotes será usado, estoque encalhado é prejuízo na certa.
3# Peça ajuda aos colaboradores
O hábito de poupar dinheiro deve ser adquirido não só pelo empresário, mas também por todos os colaboradores da empresa, de forma que todos atuem juntos no mesmo objetivo.
A economia de recursos e a redução de gastos deve fazer parte da cultura organizacional de forma muito clara e motivacional, de forma que todos se sintam responsáveis por pouparem dinheiro da empresa para a qual trabalham.
Pequenas atitudes como substituição de copos descartáveis por canecas e o uso dos dois lados do papel podem parecer pouco, mas no final do mês fazem diferença no total da saída de recursos financeiros.
4# Terceirize atividades meio
Investir em treinamento e capacitação de funcionários, além de arcar com todas as obrigações de uma contratação, é essencial para que todos os colaboradores desempenhem corretamente as suas funções, mas, essas atividades representam uma boa parcela dos gastos da empresa.
Para economizar, o ideal é que se evite contratar pessoal para todas as tarefas da empresa, optando por terceirizar atividades que não são o objetivo final da organização.
É possível terceirizar, por exemplo, profissionais de limpeza, tecnologia da informação, publicidade e marketing. Mas antes de tomar esta decisão, confira as Vantagens e Desvantagens de Contratar PJ Para Sua Empresa.
5# Reduza o consumo diário
Uma das maneiras mais comuns de se poupar dinheiro em uma empresa é reduzindo o consumo de materiais de escritório, cozinha e publicidade. Mas, essa economia deve virar um hábito diário.
Quando se implanta o costume de poupar, mesmo que pouco, todos os dias, essa economia tende a se incorporar na cultura organizacional e produz bons resultado na contabilidade da empresa.
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