Dicas Para Manter as Contas da Empresa em Dia

Dicas Para Manter as Contas da Empresa em Dia Organize-se para evitar sustos
Renan Lopes - 10/02/2017

Nossas dicas para manter as contas da empresa em dia tem o intuito de ajudar empreendedores de todos os tamanhos, desde de autônomos até a empresas já estabelecidas no mercado. A gestão alcança o ponto alto de eficiência e eficácia no momento em que as contas da empresa estão sob controle, e para que isto aconteça estabelecer a organização é prioridade.

Administrar uma empresa engloba dimensões que exigem cautela e conhecimento, apesar de ainda muitos discordarem dessas premissas e seguirem “levando o barco”. O conhecimento técnico e operacional do seu negócio e também sobre o produto ou serviço que oferece são sim relevantes, mas a gestão das contas exige extrema atenção.

E para que domine com maestria o controle sobre o dinheiro de sua empresa, conseguindo honrar seus compromissos e não ser surpreendido por contas de todos os lados elaboramos este artigo com algumas dicas para manter as contas da empresa em dia, faça a leitura até o final e identifique as falhas e as melhoras possíveis.

A organização é essencial para manter as contas da empresa em dia

Você tem conhecimento sobre as contas que deverão ser pagas nos próximos 15 dias? Se sim ótimo, e sobre as contas para os próximos 60 dias? Agora ficou um pouco mais difícil? Então Atenção!

Existe situação pior do que contas começarem a surgir do nada e você não disponibilizar recurso para efetuar o pagamento! Este é o exemplo claro que o departamento financeiro é falho.

O sistema de organização de contas a pagar precisa de um método de controle ágil, confiável e com projeções. Os softwares são eficientes sim, mas devem ser alimentados com as informações corretas e confiáveis, por isso, seja organizado, detalhista e:

  1. Relacione todas as despesas do mês
  2. Faça planejamento de contas a pagar para curto, médio e longo prazo
  3. Estabeleça normas e regras sobre novas contas

Além disso, para manter as contas da empresa em dia, você deverá agir com muita disciplina, seguir e inserir práticas na rotina do administrador financeiro, que não podem ser quebradas ou ignoradas.

Evite ao máximo criar novas dívidas ou despesas

Assim como na vida pessoal, a empresa necessita preservar sua saúde financeira, para cada nova despesas a situação do caixa sempre deve ser avaliada, é um processo dinâmico e imprescindível.

Assumir uma nova dívida é decisão séria, e jamais poderá ser absorvida se comprometer o bom andamento da empresa, o “achometro” não é instrumento de gestão.

  1. Novas dívidas e despesas de uma empresa somente devem ser assumidas mediante a condição segura de possibilidade para realizar o pagamento.

Equilíbrio entre as contas a pagar e o contas a receber

Outra dica muito importante, é você observar em detalhes quando seus clientes efetuarão os pagamentos, de forma alguma deverá assumir prazos inferiores com seus fornecedores, para não correr o risco de estar sem dinheiro em caixa para dar respaldo às contas.

  1. Para manter as contas da empresa em dia, siga uma tabela de prazos concedidos aos seus clientes, com vencimentos parcelados, não muito extensos
  2. Prazos com múltiplos de sete são vantajosos, evitam os dias não úteis e são fáceis de controlar
  3. Quanto aos fornecedores seja exigente aos prazos para que possa cumpri-los

Relatórios e registros

Por mais que sua memória seja excelente e ágil, não entregue a ela a responsabilidade de saber das contas da empresa. Anote tudo! Desde a singela lembrancinha aos clientes, até a despesa com cafezinho, passando pela compra de uma máquina.

Nada é insignificante em uma empresa, qualquer gasto fixo ou variável é determinante no planejamento financeiro. Uma forma de simplificar e economizar tempo na hora de gerar relatórios é se organizar utilizando planilhas ou então um Sistema de Contas a Pagar e Receber específico para autônomos e pequenas empresas, que são simples de usar e possuem um baixíssimo custo.

Jamais abra mão dos relatórios de gerenciamento financeiro, atualize-os e faça uso:

  1. Quando estiver negociando com fornecedores
  2. Para projetar o fluxo de caixa
  3. Projetar ampliação, aquisição, contratação, demissão

Quanto mais e melhores as informações, maior a probabilidade de acertos. Se quiser um pouco mais detalhes a respeito do assunto, confira também nosso post: Relatórios Mais Importantes Para um Empreendedor

Para manter as contas da empresa em dia efetue os pagamentos nos respectivos vencimentos

Protelar contas somente em caso de extrema necessidade adote duas regras básicas:

  1. Se os descontos forem vantajosos antecipe as contas, desde que não prejudique as contas
  2. Caso perceba que não poderá efetuar o pagamento no dia determinado, entre em contato com seu fornecedor, nunca deixe ultrapassar o prazo

Driblar e se ajustar tem sido condições para os gestores de empresas diante da conjuntura do nosso pais, as ferramentas financeiras, as experiências, e as nossas dicas para manter as contas da empresa em dia, são seus melhores aliados, mas cabe também a você agir com determinação, inteligência e pulso.

Compartilhe conosco e com seus amigos suas experiência como administrador, aproveite também e leia nosso artigo sobre Dicas Para Manter as Contas da Empresa em Dia.

Organize Suas Contas Com o Sistema Soma - Comece Grátis


Gostou de nossa matéria? Não se esqueça de compartilhar nas redes sociais e de se inscrever em nossa Newsletter para receber mais matérias como esta e também conteúdos gratuitos sobre empreendedorismo, finanças e marketing. Em caso de dúvidas, críticas ou sugestões, deixe seu comentário logo abaixo.

Tem 33 anos, empresário e formado em Ciência da Computação com pós-graduação em Tecnologias Web e MBA em Gestão de Projetos. Aficionado por tecnologia, empreendedorismo e finanças.
Últimos posts do autor

Participe e Comente