Entenda Porque a Poupança Não Vale a Pena

Entenda Porque a Poupança Não Vale a Pena Conheça os motivos e fuja desta furada
Paulo Meloto - 23/01/2017

Veremos o porque a poupança não vale a pena e é considerada um péssimo investimento tanto a curto quanto a longo prazo, acompanhe o texto de nosso post:

Em algum momento da sua vida você já deve ter parado e pensado em abrir uma poupança para guardar dinheiro e futuramente investir, porém a poupança não vale a pena como todos imaginam.

Em outra época talvez sim, mas eram outros tempos e o mercado brasileiro não possui muitas alternativas como existem hoje. Hoje o mercado financeiro cresceu e está mais consolidado.

Por isso manter dinheiro na poupança pode não valer tanto a pena assim, pois a segurança que se tem é uma garantia do FGC e hoje existem muitos investimentos que também possuem essa garantia.

Mas você sabe porque a poupança não vale a pena e é um mal investimento? Vamos conversar um pouco mais sobre as razões, já que este é um investimento muito requisitado entre os brasileiros.

Por que a poupança não vale a pena?

Como existe uma liquidez alta e poucos riscos, o primeiro pensamento é sempre na poupança, mas antes de tudo nós devemos verificar as opções de investimentos e levar em consideração sua rentabilidade líquida, pois esse fator é primordial. Para mais informações sobre este assunto de rentabilidade confira: Como Escolher um Investimento de Renda Fixa

Outros fatores relevantes no momento de se decidir sobre a poupança é o analisar a possibilidade de retorno. Como ocorreu uma mudança nas regras que regem a poupança, todos os rendimentos de retorno ficaram mais limitados e talvez não seja tão interessante assim.

Vamos entender os motivos que fizeram a poupança deixar de valer a pena.

Entenda sobre a remuneração da poupança

Existe uma remuneração que já é pré-fixada para poupança, e é baseada em duas taxas, a Selic que é uma taxa mais básica de juros e a taxa referencial, TR.

Porém as duas são calculadas periodicamente pelos órgãos do Governo GOPOM e o Banco Central. A taxa TR é calculada diariamente e a SELIC tem seu calculo mensalmente.

Você deve estar atento a todas as taxas existentes, pois quando a básica estiver acima de 8,5% ao ano, ela vai te render 0,5% ao mês, isso é muito importante conhecer.

Já no caso da taxa referencial, ela está e, torno de 0,03%, gerando uma rentabilidade anual de mais ou menos 6,40%.

Todas essas informações podem te ajudar no momento que você decide investir seu dinheiro na poupança, como você pode ver ela não te da uma rentabilidade muito boa.

A Poupança não supera a inflação

A inflação é uma variação que existe nos preços praticados e é a grande responsável pela perda do poder de compra do dinheiro que foi investido em sua poupança. Em um mercado que está em alta nesse indicador, não dá para o rendimento de a caderneta superar as atualizações futuras do mercado.

Vejamos um exemplo, se você tem 1000 reais aplicados na poupança, em um ano esse valor já ajustado não vai ser suficiente para comprar todas as coisas que poderiam ser obtidas hoje.

Ou seja, o saldo da sua poupança pode até ser aumentado, porém na prática, você perdeu poder de compra pois o dinheiro se desvalorizou durante o período. Para mais detalhes sobre este assunto, confira: O Que é Inflação e Como Ela Funciona.

Os Juros altos não favorecem a poupança

Outro fator que é negativo em relação a poupança é a alta das taxas dos juros. Existem muitos investimentos que acabam se beneficiando desse cenário, pois, são investimentos corrigidos conforme a Selic, que é a taxa base dos juros gerada pelo Banco Central.

Mas mesmo a poupança dependendo desse resultado da Selic, vai variar de uma maneira fixa, ainda recebendo a correção da TR. Ou seja, o seu dinheiro que foi aplicado na poupança não vai fazer frente aos juros que foram cobrados no mercado.

Investir na poupança não é ideal

Mesmo que sua intenção seha aplicar o dinheiro por um curto período de tempo e para depois retirá-lo, também é melhor desconsiderar poupança, pois uma das regras desse tipo de investimento é que você só recebe os rendimentos um mês após ter aplicado o dinheiro.

Ou seja, percebemos que a poupança não vale a pena em nenum caso, seja a curto prazo ou a longo, e a melhor solução é pesquisar outros meios de investimento para aplicar seu dinheiro que sejam mais rentáveis, um bom ponto de partida é conferir nosso post: Investimentos Melhores Que a Poupança

Organize Suas Contas Com o Sistema Soma - Comece Grátis


Gostou de nossa matéria? Não se esqueça de compartilhar nas redes sociais e de se inscrever em nossa Newsletter para receber mais matérias como esta e também conteúdos gratuitos sobre empreendedorismo, finanças e marketing. Em caso de dúvidas, críticas ou sugestões, deixe seu comentário logo abaixo.

Paulo Meloto Neves tem 28 anos, formado em Ciências da Computação. Se interessa por estudos teóricos de modelos matemáticos e computacionais e por mitologia e mística de religiões antigas.
Últimos posts do autor

Participe e Comente