Diferença Entre Regime de Caixa e Regime de Competência

Diferença Entre Regime de Caixa e Regime de Competência Entenda o momento certo de usar cada um
Paulo Meloto - 06/03/2017

Saber a diferença entre regime de caixa e regime de competência é fundamental para quem está começando agora a sua gestão empresarial. Alguns pontos entre eles podem gerar alguma confusão, quer quanto às suas definições, quer quanto às suas aplicações. Por isso decidimos entregar um guia completo onde pode ver quais são as diferenças entre eles. Confira!

Ambos os métodos são usados por gestores da área financeira e da área contábil, e ambos são importantes. Podemos dizer que eles se complementam quer na gestão, quer na análise financeira.

No entanto, embora eles sejam complementares, é de extrema importância saber qual é a diferença entre regime de caixa e regime de competência. Sabendo o que é cada um desses métodos, do que cada um trata de forma específica, podemos saber como aplicar as informações que cada um desses métodos nos fornece.

Ambos são importantes, e através deles, poderemos puxar alguns relatórios importantes como o DRE e o DFC. Porém nunca contente-se apenas com ste dois relatórios, pois existem diversos outros importantes que podem ajudar sua empresa a ter mais sucesso. Para informações adicionais neste tópico, confira os Relatórios Mais Importantes Para um Empreendedor.

Qual a diferença entre regime de caixa e regime de competência?

Todos os movimentos de uma empresa dão origem a um lançamento financeiro e a um lançamento contábil. Esse lançamento, ou evento, pode ser de duas origens:

  1. Entrada
  2. Saída

As entradas referem-se às vendas, e as saídas correspondem às despesas, investimentos, e custos.

Todos esses lançamentos deverão estar registrados, os quais são feitos pelo financeiro da empresa e pela contabilidade. O financeiro usa o Regime de Caixa, enquanto a contabilidade usa o Regime de Competência.

Vejamos então, de forma detalhada, qual a diferença entre regime de caixa e regime de competência.

Regime de Competência

Nesse caso, o registro é feito na data em que o lançamento é feito. Basicamente é o registro do documento exatamente na mesma data em que o fato é gerado, mesmo em situações em que só vai ser pago depois, ou em casos em que só recebe posteriormente.

Para a contabilidade, não importa quando um determinado produto/serviço é pago, ou recebido, o que importa é a data em que o ato foi realizado.

Um dos relatórios mais importantos que podem ser gerados a partir deste regime é o DRE, que é essencial para monitorar especialmente as pequenas e médias empresas, veja: O Que é DRE (Demonstração de Resultados do Exercício).

Regime de Caixa

Ao contrário do que acontece com o uso da competência, neste modo temos como incidência a data do recebimento, ou pagamento, dependendo da situação, tal como acontece com o saldo de uma conta bancária.

Os financeiros fazem uso desta modalidade para contabilizar os custos, despesas, receitas, e investimentos no mês em que esses eventos foram pagos / recebidos.

Assim sendo, podemos afirmar que a grande diferença entre regime de competência e regime de caixa é que, enquanto o primeiro usa a data do evento (venda ou compra), o segundo usa a data em que esse lançamento foi realmente pago / recebido.

E um dos principais relatórios que podem ser gerados a partir deste modelo, é o DFC (Demonstração de Fluxo de Caixa), onde você poderá ver com precisão quais foram as datas específicas em que o dinheiro entrou e saiu de sua empresa.

Agora que estamos a par da diferença entre regime de caixa e regime de competência, vejamos as vantagens e desvantagens de cada um deles.

Vantagens e desvantagens do Regime de caixa

A grande vantagem deste formato é que mostra aos gestores o dinheiro que a empresa realmente tem em caixa. Estes dados são muito importantes para fazer um bom gerenciamento da liquidez do negócio.

A desvantagem é que ele não permite medir o resultado operacional de uma determinada empresa.

Vantagens e desvantagens do Regime de competência

A vantagem é que permite visualizar a estrutura financeira da empresa, sabendo se o modelo de negócio está dando certo, ou não.

A desvantagem deste é que não tem em conta o dinheiro real em caixa da empresa.

Por estas razões, é de extrema importância que se usem ambos os regimes, pois eles dão uma visão completa da empresa, enquanto que de forma isolada poderá dar uma visão deturpada do que realmente está acontecendo dentro da organização.

Agora que sabe a diferença entre os dois, não se esqueça de sempre incluir relatórios que levem em consideração ambos os casos para analisar melhor empresa.

Uma das formas mais simples de se gerar relatórios seguros e sem erros é através de um Sistema de Contas a Pagar e Receber. Com a automatização de um sistema online, você se livra de precisar organizar centenas de papeis e anotações, economizando o seu tempo.

E se você gosta de estar sempre por dentro da área de finanças, vamos deixar alguns links de outras materias que possam ser interessantes para você:

  1. Quanto Custa Um Contador?
  2. 5 Áreas Onde Cortar Custos Em Uma Empresa

Organize Suas Contas Com o Sistema Soma - Comece Grátis


Gostou de nossa matéria? Não se esqueça de compartilhar nas redes sociais e de se inscrever em nossa Newsletter para receber mais matérias como esta e também conteúdos gratuitos sobre empreendedorismo, finanças e marketing. Em caso de dúvidas, críticas ou sugestões, deixe seu comentário logo abaixo.

Paulo Meloto Neves tem 28 anos, formado em Ciências da Computação. Se interessa por estudos teóricos de modelos matemáticos e computacionais e por mitologia e mística de religiões antigas.
Últimos posts do autor

Participe e Comente