Valuation: Calculando Quanto Vale Uma Empresa

Valuation: Calculando Quanto Vale Uma Empresa
Renan Lopes - 20/02/2018

O desejo de crescer empresas é algo que todo empreendedor almeja, mas quando chega o momento de fazer o Valuation na empresa e conseguir investidores, a tarefa não é simples. Saber o valor de sua empresa é, algo indispensável para conseguir crescer no mercado corporativo.

Se você deseja conseguir investidores ou pensa em comprar empresas para aumentar seus negócios, este artigo é para você.

Se você não sabe como fazer o Valuation da sua empresa, não entre em desespero. Apesar da tarefa não ser tão simples, você vai conseguir. Basta estudar o método correto. Prossiga lendo o artigo completo até o final e aprenda mais sobre:

  1. O que é o Valuation
  2. A importância do Valuation para a sua empresa
  3. Como calcular o Valuation
  4. Detalhes dos cálculos

Quer aprender mais, quer saber como fechar negócio com os melhores investidores? Acompanhe a aprenda muito mais!

O que é o Valuation

O termo Valuation é de origem Inglesa e significa, nada mais nada menos que, avaliação de empresas, um processo mais utilizado por investidores. O processo de avaliação de empresas é um tipo de julgamento que é usado para analisar o valor de mercado e das ações de uma determinada empresa.

O Valuation é utilizado em várias situações na empresa, no entanto, é mais utilizado para verificar o valor de uma empresa quando ela precisa ser vendida. Quando a empresa apresenta dados positivos em estimativas de investimento o calculo indicado é o do Valuation.

A importância do Valuation para a sua empresa

O calculo de analise empresarial é muito importante para indicar o crescimento constante de uma determinada empresa. Quando um investidor, comprador ou empreendedor precisa investir na aquisição ou melhoramento do crescimento em uma organização, se utiliza o processo de avaliação.

Há diversas maneiras de fazer a avaliação, as mais utilizadas são para saber o valor dos ativos e valores futuros de fluxo de caixa da empresa. Outro fator muito importante da avaliação de valor de mercado empresarial é o fator de alinhamento de expectativas financeiras.

Digamos que, você precise descobrir o valor de mercado que a empresas pode ser vendida em um determinado período, com o Valuation, é possível saber o valor presente, valor futuro e até mesmo o valor pessimista da empresa, nesse período.

Saber os dados financeiros importantes sobre a empresa é indispensável, pois, possibilita ao proprietário da organização aproveitar oportunidades de crescimento no mercado.

Tipos de Voluation

Existem alguns tipos de cálculo voluation, o método mais tradicional é mostrado em cursos de graduação como o de administração, no entanto, é necessário entender qual o melhor cálculo para a sua empresa.

  1. Método de Venture Capital: método que foi criado na Universidade de Harvard, funciona como descrição de tarefas de gestores de fundos de venture capital ou capital de risco.
  2. Método de Scorecard: Um método que utiliza variáveis subjetivas que são juntas e formam um tipo de avaliação (voluation). Esse método classifica a avaliação por peso, o maior peso é da equipe em seguida vem a oportunidade e demais áreas como, receitas, tecnologia, necessidade de investimento e investimentos extras.
  3. Método da Soma dos Fatores de Risco: quando se usa a junção de fatores de algumas variáveis como por exemplo, estágio de negócio, riscos políticos e legais, risco no setor de marketing e vendas, equipe, estágio do negócio, entre outros, se faz a avaliação empresarial completa.
  4. Método Dave Berkus: Com resposta de várias perguntas é que o método Dave berkus é implementado, assim, se pode saber se a ideia é boa, avaliar a qualidade do time, e avaliar receitas auferidas. Os dados desse modelo de avaliação também são subjetivos.

Como é feito o cálculo de Valuation

O calculo de avaliação é feito após reunir informações de algumas métricas. Calcular o fluxo de caixa, descobrir taxas de desconto, calcular valor residual futuro e calcular valores presentes, são as principais métricas a serem inclusas no processo de avaliação.

Para calcular é preciso entender e utilizar fórmulas matemáticas, vamos citar algumas fórmulas aqui, veja uma legenda a seguir:

  1. TV = Valor Residual ou Valor Terminal
  2. KC = Taxa de desconto
  3. g = taxa de crescimento de longo prazo
  4. CFi = Fluxo de caixa do período i
  5. EV = O Valor da empresa

Agora que você já sabe a legenda para fazer o cálculo, basta saber a fórmula correta e calcular. Conheça a formula agora:

Fórmula de Valuation

Com o método de avaliação de empresas, você pode saber o valor do fluxo de caixa futuro aproximado, pode descobrir a taxa de desconto e saber riscos, até mesmo na bolsa de valores. Além disso, você pode saber o valor total de todos os valores presentes da empresa.

Os dados podem ser utilizados na hora de fazer uma venda, além disso, quando uma empresa precisa da ajuda de um investidor, o voluation é uma ótima ferramenta para impressionar.

Detalhes dos cálculos

Para realizar o cálculo você precisa detalhar todas as contas, semelhantemente aos cálculos contábeis em um balanço patrimonial. Começar detalhando o fluxo de caixa é a melhor opção. Através da avaliação é possível alcançar grandes objetivos financeiros na empresa. Vejamos os detalhes das operações:

  1. Primeiro detalhe o ano exercício da empresa
  2. Margem líquida em percentual
  3. Faça uma DRE, a demonstração do resultado do exercício
  4. Depreciação de ativos permanentes
  5. Investimentos em ativos permanentes
  6. Investimentos em capital de giro
  7. Fluxo de caixa livre

Lembre-se que o Valuation é um sistema que utiliza dados estimados e o máximo de informações que você inserir é melhor para a análise. Aqui estão outras informações qeu podem ser utilizadas:

  1. Custo de Capital
  2. Taxa de crescimento g
  3. Prazo médio de estocagem
  4. Prazo médio de fornecedores
  5. Prazo médio de recebimento
  6. Prazo médio de necessidade de capital de giro
  7. Valor Presente do Fluxo de Caixa Livre
  8. Perpetuidade
  9. Valor Presente da Perpetuidade
  10. Valor da Firma
  11. Financiamentos
  12. Caixa e aplicações financeiras
  13. Contingências potenciais
  14. Valor das ações
  15. Intervalo de segurança

Com os dados e fazendo cálculos corretos, você vai saber o cenário pessimista, o cenário realista e o cenário otimista da sua empresa no mercado. Se você é um investidor, precisa entender que o Valuation é o sistema de avaliação que vai ajudar a alavancar a sua empresa.

Saber o valor de mercado e receber ofertas de preço justo, principalmente, na hora de uma venda de empresa é muito vantajoso para os negócios. O valor de mercado presente da empresa é indispensável para auferir o crescimento da empresa.

Fazer investimentos em Startups é um investimento de risco, os investidores preferem investir em empresas que possuem grandes chances de crescimento. Quando o empresário apresenta dados da empresa para os investidores, é necessário ter razões para persuadir e fechar o negócio.

No Brasil ainda são poucos os investidores que utilizam métodos complexos de avaliação de empresas. As empresas que utilizam métodos de avaliação saem na frente nos negócios.

Geralmente os métodos são variáveis, cada empresa pode escolher o tipo de voluation e trabalhar com mais afinidade para contribuir com a melhoria da gestão organizacional. A avaliação não deve ser ignorada, pois, trás grandes vantagens para as empresas.

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando e receba novidades em primeira mão. Não esqueça de deixar o seu comentário aqui abaixo.

Organize Suas Contas Com o Sistema Soma - Comece Grátis


Gostou de nossa matéria? Não se esqueça de compartilhar nas redes sociais e de se inscrever em nossa Newsletter para receber mais matérias como esta e também conteúdos gratuitos sobre empreendedorismo, finanças e marketing. Em caso de dúvidas, críticas ou sugestões, deixe seu comentário logo abaixo.

Tem 33 anos, empresário e formado em Ciência da Computação com pós-graduação em Tecnologias Web e MBA em Gestão de Projetos. Aficionado por tecnologia, empreendedorismo e finanças.
Últimos posts do autor

Participe e Comente